7 de mai. de 2018

Vídeo - Documentário revela que nossa vida pode ser uma simulação de computador


Muitas obras de ficção científica, bem como algumas previsões de tecnólogos e futurólogos sérios, prevêem que enormes quantidades de poder computacional estarão disponíveis no futuro. 

Rich Terrile, diretor do Centro de Computação Evolutiva e Projeto Automatizado do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, falou sobre a simulação digital.

"Neste momento, os supercomputadores mais rápidos da NASA estão se aproximando do dobro da velocidade do cérebro humano". Se você fizer um cálculo simples usando a Lei de Moore [que afirma que os computadores dobram de potência a cada dois anos], você descobrirá que esses supercomputadores, em uma década, terão a capacidade de computar toda uma vida humana de 80 anos - incluindo todos os pensamentos já concebidos durante a vida - no espaço de um mês”

"Uma explicação é que estamos vivendo dentro de uma simulação, vendo o que precisamos ver quando precisamos vê-la

Nick Bostrom, filósofo britânico sugere que uma raça de descendentes evoluídos poderia estar por trás de nossa prisão digital. 

Quais seriam as consequências de descobrir que nossa vida é uma simulação?

O economista Robin Hanson argumenta que despertar para esse fato - nossa vida ser uma simulação de alta fidelidade - precisa de um esforço maior de nossa parte para que essa experiência seja divertida e louvável, a fim de evitar de sermos "desligados ou desviados" para uma parte de baixa fidelidade não consciente da simulação. 

Hanson também especula que alguém que esteja ciente de que ele pode estar vivendo numa simulação poderia deixar de se importar menos com os outros e viver mais o hoje:

 "sua motivação para poupar para a aposentadoria ou ajudar os pobres na Etiópia poderia ser silenciada ao perceber que em sua simulação nunca se aposenta e não há Etiópia".

Entende agora porque precisamos aprender as regras desse jogo antes de sermos "desligados" ou enviados para uma zona de baixa fidelidade (morte) ?

Minha palestra sobre esse tema será dia 12 de maio. Muita coisa a ser discutida.

laura botelho




Vulcões ativos