8 de abr. de 2014

Pressagio - peixes de águas profundas subindo à tona...


O oarfish é um peixe gigante que pode crescer até 5 metros de comprimento. Longo e fino com uma barbatana dorsal, o oarfish se assemelha a uma cobra.


Esses peixes vivem em profundidades de mais de 3.000 metros abaixo da superfície, longe dos olhos humanos, mas algo está muito errado ultimamente, pois alguns deles estão vindo à tona, um comportamento raro eles subirem acima de 200 metros a partir da superfície. 

Segundo a lenda tradicional japonesa, a subida dos peixes - conhecidos tradicionalmente como o Mensageiro do Palácio do Mar de Deus - sobe a superfície para avisar de um terremoto iminente.

Se é lenda ou uma tola superstição, muitos desses peixes subiram a superfície nas costas japonesas e logo após tivemos terremotos de uma magnitude 8,8 terremoto no Chile em 2010 e um ano depois março 2011 tremor que abalou o Japão.  

Há teorias científicas que os peixes que vivem no fundo podem muito bem serem suscetíveis a movimentos de falhas sísmicas e agir de forma incomum devido a antecedência de um terremoto.

Segundo a lenda de pescadores japoneses, esses peixes têm laços estreitos com terremotos e não custa nada ficar atento ao comportamento de todos animais.

"Nos tempos antigos, os japoneses acreditavam que os peixes alertavam para próximos terremotos, especialmente o peixe-gato", Hiroshi Tajihi, vice-diretor do Centro de Kobe terremoto, disse ao Daily Telegraph.

"Mas estes são apenas velhas superstições e não há relação científica entre estes avistamentos e um terremoto", disse ele.

Vamos torcer para ser apenas mais uma lenda. O diabo é que a gente sabe que “lendas” não existem...

laura botelho



Vulcões ativos