13 de out. de 2009

Está vazando a cisterna do mundo...


As montanhas do Himalaia são popularmente conhecida como a "Cisterna da Asia", elas são a fonte de água para os rios que correm em todo o continente: o rio Indo, no Paquistão, o Brahmaputra, que atravessa o Bangladesh, o Mekong, que desce através do Sudeste Asiático, o Irrawaddy, em Mianmar , os rios Amarelo e Yangtze da China e uma infinidade de pequenos rios que fluem através do Indo-Ganges planícies do norte da Índia.

As geleiras do Himalaia estão derretendo mais rápido do que outras partes do mundo.
O "teto do mundo" está derretendo rápido no verão.

O resultado deste degelo do Himalaia tem um papel essencial na economia, agricultura e até mesmo as religiões dos países da região.

Os dados de satélite a partir das aplicações Indian Space Center, em Ahmedabad, na Índia, indica que 1962-2004, mais de 1.000 geleiras do Himalaia recuaram cerca de 16 por cento.

"Rios do Himalaia sustentam quase metade da humanidade", disse à CNN o Dr. Shiva, um ambientalista físico e líder no Fórum Internacional sobre Globalização

"Todo aquele que depende da água do Himalaia será afetado."

Uma preocupação frequente é quanto a inundação das aldeias próximas as montanhas. No curto prazo, o recuo dos glaciares pode causar não só um transbordamento de rios no interior dos países, mas mais significativamente, um momento de tensão transfronteiras para países que já têm um histórico de guerra.

Rios como o Indo, Jhelum, Ravi, Bias e Sutlej, são partilhados entre a Índia eo Paquistão (que lutaram cinco guerras desde 1947), enquanto a água de derretimento das geleiras tibetanas abastecimento tanto a Índia ea China (que lutou uma guerra mais disputada Himalayan território fronteiriço em 1962).

Os aquíferos subterrâneos na Ásia dependem fortemente do derretimento da neve durante o verão seco, e as implicações de longo prazo do desaparecimento dos glaciares do Himalaia significa que o acesso à água pode se tornar um sério problema político.

Segundo Wendy Barnaby, editor das revistas People e Ciência, as Nações Unidas emitiram um aviso em fevereiro deste ano, que a mudança climática abriga o potencial para sérios conflitos sobre a água. 

Veja como os militares E.U. estão se preparando para o potencial mudança do clima.
Fonte e Vídeo da CNN

Vulcões ativos