26 de set. de 2009

Um dia vermelho...

As coisas estão ficando bizarras. Vc já imaginou acordar pela manhã, lá pelas 5h e sair para sua corridinha matinal e dar de cara com o ambiente vermelho? Um céu vermelho? Tudo vermelho! Isso não é um exagero, uma força de expressão ou problemas com a máquina fotográfica, mas foi o que aconteceu em Sidney na Austrália dia 23 de setembro de 2009, agora. Muita gente ficou assustada com a quantidade de nuvem de poeira no ar que impedia que a luz do sol passasse. Dizem os experts no assunto que o céu vermelho/alaranjado - se deve ao acúmulo de poeira nos últimos dias devido a seca que o país anda atravessando. Com os ventos fortes a caminho essa poeira levantou... O Escritório de Meteorologia emitiu um alerta de tempo severo em todo o estado por causa de ventos prejudiciais, que deverão aumentar em vigor em Sydney.
"Tem sido perto de 60 km/h já esta manhã ... é só uma questão de tempo antes que fique mais forte"
Velocidades do vento, esta manhã foram em média de mais de 65 km/h, mas não haveria rajadas superiores a 100 km / h, segundo o departamento. Os ventos estavam sendo fortes por uma frente fria que passou pelo estado, ontem, e uma calha de baixa pressão profunda sobre Victoria. Ontem à noite, grandes pedras de granizo caíram em algumas partes da Goulburn e Wagga, quando rajadas de vento ultrapassaram 90 km/h, segundo o departamento. Serviço de Emergência do Estado de NSW recebeu cerca de 175 pedidos de ajuda de residentes de Crookwell, perto de Goulburn, como resultado de árvores caídas e telhados danificados. Internacionais e vôos domésticos no aeroporto de Sydney foram adiadas em virtude dos ventos "forte neblina e poeira", disse um porta-voz. Uma série de vôos internacionais foram desviados para Melbourne e Brisbane, apesar de alguns vôos conseguiram desembarcar em Sydney. As balsas de Sidney também foram suspensas devido à baixa visibilidade no porto. As escolas públicas em todo o estado estavam abertas, um porta-voz do Departamento de Educação disse.
"Mas, dadas as circunstâncias, se os pais estão preocupados com os efeitos dos altos níveis de poeira no ar e se seus filhos sofrem de asma ou outros problemas respiratórios, eles podem manter seus filhos em casa"
Veja bem... isso é só uma pequena amostra do que pode acontecer com o ar que respiramos quando as coisas piorarem...

Vulcões ativos